-
Arquitetos: Studio SKAI
- Área: 650 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Little Attic
-
Fabricantes: Futura, Hafele, Kohler, Nexion, TXS Xavier & Sons
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em meio a uma densa área urbana em Chennai, Índia, a Ilaiyanayam está situada em um terreno de esquina em um bairro residencial. Ilaiyanayam refere-se a 'Textura' na língua Tamil. As características únicas desta residência centram-se no jogo de texturas. Ilaiyanayam é uma fusão de tecnologia moderna com valores tradicionais, é uma abordagem poética para articular a profundidade através da sobreposição e encontrar o equilíbrio certo de espaço, vazio, luz, texturas e materiais, criando uma transição suave para dialogar estética e funcionalmente de maneira meticulosa que estimula diferentes emoções nos moradores que vivenciam os espaços. Este projeto é caracterizado por ser contemporâneo e minimalista, estando em harmonia com o contexto tradicional do local.
Rosabeith Moss Kanter disse uma vez: “A arquitetura da mudança envolve o desenho e a construção de novos padrões ou a reconceituação dos antigos para possibilitar ações novas e, esperançosamente, mais produtivas”. É sempre uma necessidade abraçar novamente elementos e princípios da arquitetura tradicional e combiná-los com ferramentas modernas para alcançar os melhores resultados. Ilaiyanayam ilustra o enigma único que existe entre elementos tradicionais e modernos e estabelece um equilíbrio para obter benefícios aos residentes e ao ambiente circundante.
Ilaiyanayam é uma estrutura de três andares, composta por estacionamento, sala do zelador e banheiro no térreo. O ponto de entrada principal da casa é elevado ao primeiro andar que pode ser acessado por escada e elevador previsto para a circulação vertical e uma escada de serviço separada acessando diretamente a cozinha/despensa para os funcionários. Um pátio com um corpo de água (que abraça os valores tradicionais, mas também pode ser usado como uma piscina usando tecnologia moderna), sala de estar informal e de pé-direito duplo, cozinha, lavabo e quarto de hóspedes com banheiro anexo e closet estão situados no primeiro andar. O nível superior é seguido por quartos privativos com banheiros e closet, junto com pontes e varandas com vista para o pátio. O escritório privado está localizado no terceiro andar para evitar qualquer tipo de distração dos espaços semipúblicos e públicos da casa. O terraço é ajardinado com cobertura verde. Todos os espaços privados fluem perfeitamente uns para os outros e permanecem incontidos. Existem vistas emolduradas de cada espaço do pátio e dos verdes das floreiras, varandas e ponte estrategicamente localizadas.
Embelezamos a estrutura com espaços verdes que geram ambientes respiráveis e arejados, ao mesmo tempo em que protegemos os habitantes do sol forte e mantemos a privacidade. Utilizamos vegetação local para fácil manutenção que também pode ser colhida pelos moradores. Criamos um pátio com um corpo de água que pode funcionar como uma piscina. As pérgulas de concreto utilizadas no pé-direito alto permitem que a luz e a ventilação circulem pela estrutura. A massa de água suaviza as texturas ásperas do volume. O pátio atua como um espaço de transição, criando assim uma sensação de fluidez e interconexão no interior, ao mesmo tempo em que se funde sem esforço com o exterior. O pátio modernizado e a floreira criam um microclima que mantém o ecossistema interno fresco. As peças de terracota e os blocos de vidro ajudam ainda mais a modular o ambiente proporcionando sombreamento e privacidade. Os quartos foram limitados com janelas francesas do chão ao teto para facilitar a entrada de luz e ventilação na casa. Os blocos de vidro ao redor da escada garantem a entrada de luz. A estética da casa é baseada na fusão de paletas modernas e tradicionais. Os materiais utilizados são ladrilhos de ardósia, concreto texturizado pela madeira, tijolos terracota e vidro. A paleta dialoga intensamente com o caráter único da residência refletindo no jogo de texturas.
Pensando na atual crise climática, priorizamos a sustentabilidade em todos os aspectos ao projetar, o que exigiu a união de tecnologias modernas e conhecimento de conceitos tradicionais, proporcionando assim edificações sustentáveis que interagem e estão em harmonia com as condições climáticas naturais. Alguns dos recursos sustentáveis são telhados verdes e floreiras para diminuir o calor do ar e reduzir a temperatura da superfície do telhado. Eles também ajudam a reduzir o efeito de ilha de calor durante o dia. Além disso, resíduo de pedras é usado na fachada. A transpiração da casa é orquestrada criando uma sensação de unidade e permitindo momentos tranquilos de solidariedade. Um ambiente que ajuda a promover a liberdade, criando uma fuga da realidade para os moradores.